quinta-feira, 9 de julho de 2009

LUXTILES - Press Release


O curso de Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC] afirma-se há mais de uma década como uma referência do ensino em design no norte de Portugal. Uma das motivações do curso é fortalecer as ligações com o mundo empresarial enquanto futuro cenário de trabalho para os alunos formados.

Sendo Viana do Castelo uma cidade que vive de tradições e de valores, a sua cultura material é bastante valorizada no que diz respeito à ourivesaria Tradicional, contudo também se caracteriza desde há muito tempo pelo seu contexto produtivo, devido às pequenas e médias empresas relacionadas com a cerâmica. Estando as áreas da joalharia e da cerâmica em crise, ao ponto de por em causa não só os postos de trabalho como também as próprias empresas, o curso de Design de Produto respondeu à crise dos sectores em causa, formando e colocando profissionais no mercado de trabalho, perpetuando os valores da cultura matérica da cidade.

Os futuros designers do Politécnico de Viana do Castelo desenvolveram um projecto inovador, cruzando a filigrana dos ourives da Póvoa de Lanhoso com os materiais cerâmicos de alta tecnologia. A cultura da azulejaria, qualificada como um dos ex-líbris da cultura urbana portuguesa, é o ponto de partida para o desenvolvimento de projectos de jóias inovadoras, simultaneamente relacionadas com a tradição da cultura material Portuguesa. Neste sentido foram desenvolvidos projectos que, através do concept do azulejo, propõem novos produtos de ourivesaria rostos de cidades como Aveiro, Braga, Guimarães, Lisboa, Porto, Braga ou ainda testemunhas do período Barroco, da Renascença, ou imaginando o azulejo como meio de expressão para os artistas portugueses. Os projectos, elaborados pelos alunos finalistas do curso de Design do Produto sob a orientação dos docentes Ermanno Aparo e Liliana Soares, foram elaborados com o apoio dos ourives da Póvoa de Lanhoso e da Unidade de Investigação & Desenvolvimento em Materiais do IPVC, no âmbito da Unidade Curricular de Projecto de Design em Empresas II do curso de Design do Produto.

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e o Museu do Ouro de Travassos apresentam à imprensa o Projecto Luxtiles, no dia 16 deJulho, pelas 19H00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Póvoa deLanhoso, seguido de um verde de honra.
O projecto Luxtiles será exposto ao público durante um evento/desfile, que se realizará no próximo dia 24 de Julho de 2008, pelas 21:00h, na Oficina Cultural do IPVC em Viana do Castelo (Largo 9 de Abril).
A exposição ficará patente até 31 de Agosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário